sábado, 23 de janeiro de 2016

TOP 10 - As Minhas Direções de Cinema Favoritas

Me conheça melhor!

Menções honrosas: Festim Diabólico (1948) e A Grande Beleza (2013).

Direção bônus: Quando eu assisti ao filme "Magnólia" há algum tempo atrás, eu lembrava de muitas cenas em especial. Dentre elas: A abertura (marcante pela maneira da qual foi feita), o plano sequência do Quiz Show, a chuva de sapos e dentre elas umas que chamava a atenção pela intensidade. A cena que se resume em um momento de desabafo mediante a suspeitas que desencadeariam outra cena marcante, o canto entre todos. 

Cena em questão

Diretor: Paul Thomas Anderson // Filme: Magnólia // Ano: 1999 // Gênero: Drama

10ª Colocação


Eu conheci o trabalho do Terrence Malick ao assistir "Além da Linha Vermelha" um espetáculo sobre a guerra que mostrava as belezas ambientais e as cicatrizes da guerra. 

A Árvore da Vida tem uma linda mensagem sobre a vida e o espiritismo, tratando o tema com profundidade e muita delicadeza. 

Mesmo não sendo dos melhores já produzido, leva sua parcela de créditos positivos ao se tratar da direção. A abertura é o ponto alto da direção ao meu ver.

"A abertura"

Diretor: Terrence Malick // Filme: A Árvore da Vida // Ano: 2011 // Gênero: Drama

9ª Colocação


Paul Thomas Anderson ao meu ver é do tipo de diretor que quando tem a oportunidade de fazer um autoral, faz como se fosse o último filme de sua carreira, sempre respeitando a estética do filme conseguindo transmitir a ideia com suas direções. 

Não é diferente em Boogie Nights, que assim como Sangue Negro e Magnólia é um grande exito totalmente sucedido e com marca própria. Tramando a dentro do anos 70, numa das melhores ambientações já produzidas.

Este filme é uma conquista incomparável dentro do gênero, formidável na direção que nos faz realmente estar nos anos 70 em um timing incrível para todas as cenas. A cena de abertura é espetacular, porém, a cena da piscina consegue ser ainda mais intensa e ao meu ver, ela é a "cereja do bolo" na direção do saudoso PTA.

Cena da Piscina

Diretor: Paul Thomas Anderson // Filme: Boogie Nights // Ano: 1997 // Gênero: Comédia/Drama

8ª Colocação


Mar Adentro é um dos casos onde não é um dos meus filmes favoritos, porém, ele é memorável para mim exatamente pela maneira da qual foi dirigido, colocando o nome do diretor chileno, Alejandro Amenábar como um dos mais memoráveis a minha pessoa.

Mar Adentro é um filme lindo e realmente muito tocante. É delicado ao se tratar do personagem principal, um homem incapacitado de se mover após um acidente.

A cena que mais fica marcada em minha memória e eu lembro que na época quando vi chegou a me dar um nó na garganta é a da "Liberdade em nós mesmos". Uma linda cena que refuta o que é liberdade, nos dando a chance de ter uma visão mais sensível do acontecimento. Direção em plano sequência inspira muita liberdade na execução.

Na minha opinião a cena mais bela do filme

Diretor: Alejandro Amenábar // Filme: Mar Adentro // Ano: 2004 // Gênero: Drama

7ª Colocação


Primeiramente eu gostaria de dizer que acredito no cinema do Brasil, acho-o muito capacitado e repleto de profissionais capacitados, mas como sabemos falta incentivo e raramente poderemos ver grandes produções merecedoras de todos os elogios da crítica.

Lavoura Arcaica é o maior exito independente do Brasil, além de ser uma das maiores produções quando se trata de investimento de R$ 3,2 milhões, para a época muito dinheiro para uma produção. 
*Lembrando que: o diretor foi responsável por arrumar a verba para o filme ser concluído.

A maneira da qual o filme é dirigido é quase que teatral com planos longos e algumas vezes desconexos em meio a narrativa. O que se parece estranho é um acerto consistente de um diretor que na época começava a trilhar para o sucesso.

Melhor cena ao meu ver (reparem na direção e edição)

Diretor: Luiz Fernando Carvalho // Filme: Lavoura Arcaica // Ano: 2001 // Gênero: Drama

6ª Colocação



Drive é o típico filme de ação bem comum, não tem novidade na sua trama e nem na sua estrutura. É o típico herói que protege a mocinha e salva o dia. 

Até aí tudo bem...

A direção do filme faz ele não ser qualquer filme, faz ele ser o filme de ação gurmet, aquele que é charmoso, que consegue ter clímax, que é diferenciado dentro da mesma proposta de sempre. Nicolas Winding Refn me chamou a atenção na época e eu fui em busca de mais dele e gostei de todas as suas direções, até no bem fraco "Só Deus Perdoa".

Dentre várias cenas, esta se tornou minha predileta. Execução completa!

Diretor: Nicolas Winding Refn // Filme: Drive // Ano: 2011 // Gênero: Ação/Romance

5ª Colocação



Sem besteiras, este filme foi por muito tempo meu 1º colocado. Mas com o passar dos tempos fui saindo da neurose de direções com câmera em movimento e fui reparando melhor nos ângulos de câmera, entendendo cada vez mais para o que serviam. 

E a direção deste filme foi se tornando coadjuvante, mas com um nome que ficou marcado para sempre em minha vida! O nome é Gaspar Noé.

O que seria um grande monólogo sobre um crime e vingança, torna-se um mistério, algumas vezes sensível, algumas vezes violento e outras vezes aterrorizante. Realista e visceral, o diretor Gaspar Noé me encantou, me deixou apaixonado pela sua maneira de dirigir filmes. Até hoje meu respeito é enorme por ele.

Uma das cenas mais foda do filme (prefiro ela a do estupro).

Diretor: Gaspar Noé // Filme: Irreversível // Ano: 2002 // Gênero: Drama/Suspense

4ª Colocação



Era uma vez, um jovem de São Paulo que em 2012 prometeu assistir a muitos clássicos no cinema e conhecer todos os grandes diretores do cinema. Ele escolheu um filme de Sérgio Leone para finalmente o conhecer melhor. Este jovem levou longos 3 anos para assistir ao filme, mas no fim valeu a pena. 

Pois ele se emocionou com a direção (algo inédito para ele).

O filme é drama sobre gangster atravessando suas vidas, de um inicio jovem e voluntarioso ao crime, uma fase adulta intensa e enérgica, até um velhice melancólica. Fora que, a direção é linda, com muita identidade e personalidade, cheia de tomadas memoráveis feitas por alguém que realmente sabia o que estava fazendo.

Ao meu ver o momento mais belo da direção.

Diretor: Sérgio Leone // Filme: Era Uma Vez na América // Ano: 1984 // Gênero: Crime/Drama

3ª Colocação


O filme mais lindo que eu já vi na vida, é também o mais completo ao meu ver, tem tudo muito bem servido e com tempo suficiente para se degustar como quiser. 

Cidade dos Sonhos é um filme metáfora sobre duas mulheres, uma atriz e outra que perdeu a memória, para fazer com que estejamos mais próximos da mulher sem memória, David Lynch nos submete a encontrar a peça que falta no quebra-cabeça que é o filme.

Afinal, que é a garota? Que fica obscura que durante o filme é apresentada nos momentos em que ouvimos "This is the Girl". A resposta eu deixo para vocês. 

Levando em consideração a direção do filme, ser considerada uma das melhores da história quando nem 50% das pessoas entenderam o filme é um exito marcante para David Lynch que é realmente um gênio quando se trata de técnicas de direção, nunca deixando a desejar.
*Ignorem o áudio do vídeo sem ser no idioma original.

Observem o quão insana já é a abertura (destaque na placa).

Diretor: David Lynch // Filme: Cidade dos Sonhos // Ano: 2001 // Gênero: Suspense

2ª Colocação



Eu sou amante de filmes de guerra, amo muito saber a história, as visões dos batalhões, a tensão do campo de batalha, a intensidade do retrato dos soldados. Apesar de violência e temente patriotismo incluso em produções do tipo, o que faz Além da Linha Vermelha ser realmente fascinante.

Um filme que não só mostra o que é feio no campo de batalha, mas também as belezas por trás daqueles que seriam os campos de batalha, a riqueza do solo, da natureza, fazendo uma metáfora de "ser humano feio, natureza linda". Uma proposta de paz e um filme de guerra.

Muitas das cenas deste filme exalam beleza, fora o elenco extraordinário com muitas estrelas e uma fotografia arrebatadora. De um filme que levou muitos anos para ser concluído, mas que valeu a pena cada ano, pela entrega do trabalho final. 

Uma amostra da direção que estou falando

Diretor: Terrence Malick // Filme: Além da Linha Vermelha // Ano: 1998 // Gênero: Guerra

1ª Colocação



Muitos filmes me impressionaram e marcaram pela forma como foram escritos e dirigidos (fazendo jus ao TOP10 aqui). 

Gaspar Noé é um dos meus diretores favoritos e não é a toa, todos os filmes que eu vi dele tinham direções excêntricas e de personalidade, algo que não corresponde apenas ao clássico, ao incomum, mas sim ao atemporal, algo na linha entre o exagero e a perfeição.

Em Enter the Void temos uma história entre dois irmãos interligados para sempre, envolvendo um caso de drogas num cenário bem realista. O filme em si, chama a atenção exclusivamente pela estética, já que o roteiro é um tanto quanto vago e o filme flui devagar como se fosse uma viagem. Agora a direção é sem fronteiras e realmente fora de série.

Entenda um pouco do que eu quero dizer...

Diretor: Gaspar Noé // Filme: Enter the Void // Ano: 2008 // Gênero: Drama/Fantasia


Não sei qual será o próximo, mas virão mais tópicos pessoais pela frente...
Quem sabe não é roteiro? 
O link estará disponível nesta postagem assim que estiver pronto! 

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza estas palavras!